Capital Sustentável.
A CoRe desde o seu inicio tem demonstrado a preocupação em contribuir para uma transição de paradigma de responsabilidade ESG (Environmental, Social and Governance).
O enfoque nas boas práticas de ESG na decisão de investimento do fundo pretende ajudar as PME e MID CAPs a tornarem-se mais resilientes ao clima e com menores riscos físicos e de transição. Começando no processo de Due Diligence ao Reporte, procuramos incorporar os temas ESG na nossa estratégia, no modelo de governo das nossas participadas, nas suas metas e objetivos.
Na concretização destes compromissos, a CoRe acompanha as orientações das instituições governamentais europeias e nacionais no âmbito da sustentabilidade no setor dos serviços financeiros.
Consulte nossa Política de Sustentabilidade para obter mais informações.
O cumprimento da Política de Sustentabilidade permitirá ir ao encontro das melhores práticas internacionais e respetivos pilares, em que financiamentos não têm um impacto negativo significativo no ambiente e comunidades, indo da mesma forma ao encontro da ambição do Plano NextGenerationEU, ao identificar o alinhamento do fundo com a Taxonomia da EU, contribuindo assim para o financiamento sustentável capaz de promover o Green Deal Europeu
- Eficiência de recursos
- Fontes de energia
- Pegada ecológica
- Adaptação ao clima
- Transição social
- Qualificação de recursos
- Condições de trabalho
- Alinhamento e gestão stakeholders
- Politicas de Governance claras
- Prevenção de branqueamento de Capitais e corrupção
O Regulamento da UE 2019/2088, de 27 de novembro de 2019, relativo à Divulgação de Informações Relacionadas com a Sustentabilidade no Setor dos Serviços Financeiros (“Regulamento SFDR”) estabelece diversas obrigações de divulgação de informação aos investidores em matéria de sustentabilidade.
Assim, a Core Capital informa que:
- Integra os riscos de sustentabilidade no seu processo de tomada de decisões de investimento nos termos previstos na sua Política de Sustentabilidade;
- Não obstante a implementação da Política de Sustentabilidade, não considera os principais impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade nos termos previstos no artigo 4.º/1, alínea b) do Regulamento SFDR, dado que não foram ainda recolhidos os dados exigidos pelo Regulamento acima mencionado. Assim que for possível recolher e analisar as informações necessárias nos termos constantes da mencionada legislação comunitária, a CoRe divulgará de que modo tem em conta os referidos impactos, bem como de que modo adotará políticas de due diligence devidamente adequadas à sua dimensão, natureza e escala das suas atividades.
- A sua Política de Sustentabilidade prevê que os princípios de ESG devem constituir um dos critérios utilizados na avaliação do desempenho profissional dos seus colaboradores.
- Não gere produtos financeiros dos tipos indicados nos artigos 8º e 9º do Regulamento SFDR (que promovam características ambientais ou sociais ou que tenham como objetivo investimentos sustentáveis, com a designação de um índice de referência).