PORTFOLIO
Through the productive application of capital, promoting operational efficiency optimization processes, international expansion and consolidation of the Portuguese processes are promoted to optimize operational efficiency, and international expansion and consolidation of the Portuguese SME’sbusiness fabric are achieved.
Electrofer Group
A Electrofer tem 30 anos de história e duas linhas principais de negócio: a produçâo customizada de estruturas metálicas desenhadas para a grande construção, suportada em engenharia de valor acrescentado e capacidade instalada de produção em larga escala, e linhas de tratamento de superfícies metálicas de partes automóveis para os grandes construtores internacionais do setor, exportando mais de 40% da sua produção. Fundada em 1994, tem sede na Marinha Grande, no centro de Portugal.
Reforço da estrutura de capital da empresa, essencial para dar folego e posicionar a empresa no coração da resposta ao investimento público europeu, em particular nas grandes obras como ferrovias, maximizando a capacidade instalada disponível, track record e reconhecimento técnico no segmento da metalomecânica pesada. A empresa tem ainda uma posição competitiva forte no segmento de tratamento superfícies de peças para a indústria automóvel que será impulsionada pela expansão do segmento dos automóveis elétricos. Adicionalmente, existe uma oportunidade por explorar na área da zincagem, onde a empresa tem uma linha não utilizada em condições de exploração.
www.electrofer.pt
Ano de Investimento
2019
Fundo
Restart I
Localização
Marinha Grande, Leiria
Sector
Metalomecânica e tratamento de superfícies
Tipo de Transação
Restruturação/Crescimento
Percentagem Detida
60%
Jayme da Costa
A Jayme da Costa é uma empresa histórica no ramo da Engenharia em Portugal com centenas de Mw de energia renovável instalados em Portugal e diferentes geografias, concentrando hoje o seu reconhecido know how no EPC fotovoltaico e na concepção e fabrico de aparelhagem elétrica de média e baixa tensão.
Investimento na empresa portuguesa com maior track record de EPC de energias renováveis num estimulante enquadramento de massivo investimento em energia voltaica em Portugal (mais de 1GW de novas licenças por ano até 2023) e na Europa (as renováveis devem representar 32% do consumo total de energia em 2030). Com um histórico de gestão familiar, excesso de endividamento e gestão ineficiente, a CoRe identificou esta oportunidade de reestruturação, que tem um potencial de crescimento robusto nas áreas de média e alta tensão, com o regresso da exportação para os mercados históricos da JdC (França e África)
www.jaymedacosta.pt
Ano de Investimento
2019
Fundo
Restart I
Localização
Grijó, Vila Nova de Gaia
Sector
Energias renováveis e aparelhagem baixa e média tensão
Tipo de Transação
Restruturação
Percentagem Detida
44%
Varandas de Sousa
A Varandas de Sousa dedica-se à produção, comercialização e distribuição de cogumelos frescos, com uma significativa quota de mercado na grande distribuição e retalho pela qualidade constante da sua produção, beneficiando de uma base de clientes robusta que asseguram receitas recorrentes e estáveis. Fundada em 1989, a companhia tem 3 unidades operacionais e opera num modelo de integração total ao longo da cadeia de valor das suas linhas de produção.
A Varandas de Sousa tem uma posição dominante no mercado com uma quota nacional recorrente de 85% o que lhe permite beneficiar do estatuto de price setter. A perecibilidade do produto e uma elevada capacidade instalada constituem importantes barreiras de entrada no mercado nacional. Numa situação de insolvência em resultado do excesso de endividamento do grupo, a empresa tinha gestão deficiente com baixos níveis de produtividade, controlo de produção e estrutura logística ineficiente. A CoRe, identificando evidentes oportunidades de melhoria operacional focadas no aumento rápido da produtividade, assegurou uma posição de controlo de 90% de capital, cedendo 10% a coinvestidor do setor: o Grupo Sugal (maior produtor europeu de concentrado de tomate) e investindo €7.5M de dinheiro fresco na empresa.
www.sousacamp.com
Ano de Investimento
2020
Fundo
Restart I
Localização
Benlhevai, Vila Flor
Sector
Agro industria, produção de cogumelos frescos
Tipo de Transação
Restruturação/Crescimento
Percentagem Detida
55%
PSHC - Portugal Senior Health Care
Tendo em conta a escassez de Residências Assistidas num sector de mercado em crescimento e suportada pela tendência demográfica, a PSHC, alavancada na vasta experiência de um dos seus sócios neste setor, iniciou em Janeiro de 2020 a sua atividade de exploração de residências assistidas. Tem vindo a desenvolver um plano de expansão no sector através do lançamento de novas unidades, a expansão das existentes e consolidação de diversos players de mercado sob a mesma gestão. De momento opera a unidade Fátima Spa Clube (Fátima), a unidade 5Sensi (Viana do Castela) e tem em desenvolvimento duas unidades (Coimbra e Marinha Grande).
Investimento por aquisição na expansão do número de camas disponíveis e reforço da gestão profissional num segmento de mercado com pouca gestão profissional, em crescimento e suportada pela tendência demográfica. O objetivo é ganhar escala adequada para beneficiar de sinergias que sustentem níveis de rentabilidade em linha com as melhores práticas internacionais.
Ano de Investimento
2020
Fundo
Restart I / Consolida
Localização
Portugal
Sector
Residências Assistidas
Tipo de Transação
Buy-and-Build
Percentagem Detida
100%
Palsystem
Fundada em 2012, a Palsystem é uma das empresas líderes na serração de madeira e na produção de paletes e embalagens de madeira. Com certificações de qualidade reconhecidas internacionalmente, a Palsystem produz paletes e embalagens de madeira de forma especializada, assegurando rigor e a excelência de cada produto.
Com uma equipa altamente competente e uma série de parcerias sólidas estabelecidas com os seus clientes, a Palsystem é amplamente reconhecida pela sua excelência operacional num mercado em elevado crescimento.
www.palsystem.com.pt
Ano de Investimento
2023
Fundo
Consolida Fund
Localização
Mundão, Viseu
Sector
Produção de paletes e embalagens de madeira
Tipo de Transação
Crescimento
Percentagem Detida
60%
+351 218 214 997
Cova da Moura street nº 2, 1st floor
1350-118 Lisboa
management company with a clear
ambition: to contribute to the
success of the Portuguese
economy.